O que é o Zona Oculta?

Por séculos a universalidade da arte deixou de fora as experiências e criações das mulheres. Afinal, onde estão as artistas mulheres da nossa história? Desta pergunta nasce o ProjetoZona Oculta – entre o público e o privado.

Coordenado por três artistas plásticas – Helena Wassersten, Lúcia Avancini e Marilou Winograd -  que se ocupam de todas as fases do desenvolvimento do projeto, da força braçal ao pensamento mais elaborado.  Apesar das inúmeras dificuldades para manter o evento estas são enfrentadas  uma a uma com a certeza da importância deste fazer  e  sua contribuição histórica. Com vivências diversas, juntas se propõem a ações e provocações democráticas no que se refere a questão de gênero dentro do circuito da arte contemporânea. Sem vínculo com instituições o objetivo é colocar em evidência e mapear a produção das artistas mulheres com total  liberdade tendo como critérios a diversidade seja  de linguagens, grupos, idades etc.

As obras realizadas para as exposições  representam uma  importante  amostragem  da arte contemporânea.

O Zona Oculta  foi realizado consecutivamente em 2004, 2005 e 2006 no CEDIM – Conselho Estadual dos Direitos da Mulher em parceria com o SESC e  posterior itinerância para a galeria do SESC NOVA IGUAÇU.

Já participaram do Zona Oculta  mais de 100 artistas. O  Zona Oculta já foi visto por mais de 40.000 pessoas.

O inegável sucesso obtido coloca o Zona Oculta como um evento representativo do patrimônio cultural construído pelas artistas e totalmente inserido no calendário das artes plásticas tendo sua continuidade legitimada.